-
Arquitetos: Ludescher + Lutz Architekten
- Área: 340 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Elmar Ludescher
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quem percorre esta região, seja a pé, de bicicleta ou de carro, experimentará uma paisagem com pouca alternância de cumes e vales, prados, bosques, pomares e jardins, povoados sob a forma de pequenas aldeias. Nada nesta paisagem é entediante, nada nela é monumental.
Uma das poucas mudanças estruturais é representada pela Floresta de Tettnang, a região mais oriental das Florestas dos Estados de Baden - Württemberg. Para apoio aos funcionários do hotel em questão, havia várias cabanas em ruínas, que serviam para o armazenamento de veículos, equipamentos e madeiras, e para a proteção das intempéries e durante os intervalos de trabalho.
Todas estas funções, e também uma câmara frigorífica para caça, tiveram de ser acomodadas em um novo volume.
O projeto une essas funções em um volume compacto, atribuindo diferentes lados para cada uma das áreas individualmente. Uma galeria recuada serve como divisória para cada ambiente. O telhado e a parede estão alinhados um com o outro, e o volume destina-se a conferir uma impressão organizada. Uma característica especial é a acolhedora sala de estar para os funcionários, com lareira aquecida a lenha. Para enfatizar esta qualidade de estadia, a lareira é encenada como um sinal visível desde longe.
Fazia parte do programa utilizar apenas madeira de florestas próprias para a construção do novo volume. Paredes e tetos são feitos de tábuas de abeto unidas a elementos sólidos, e a treliça do telhado é construída de maneira convencional. As paredes externas, telhado e chaminé foram revestidos com telhas de abeto Douglas.